Hormônio do estresse ajuda pessoas a superarem medo de altura

03-04-2011 11:27

Descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para distúrbios de ansiedade à base de cortisol

Cientistas da Universidade de Basel, na Suiça, descobriram que a administração do cortisol, hormônio do estresse, ajuda as pessoas com medo de altura a superarem fobia.

Descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para distúrbios de ansiedade.

A característica comum de todas as fobias é um medo acentuado e desproporcional de certos objetos ou situações. O tratamento padrão muitas vezes é a aplicação de uma forma específica de psicoterapia, através da qual os pacientes aprendem a confrontar a situação que impõe medo e assim ir gradualmente superando.

Para comprovara a eficácia do cortisol, os pesquisadores recrutaram 40 pessoas com medo de altura, ou acrofobia.

Durante uma semana eles passaram por três sessões da terapia de confrontação de seu medo. Metade deles recebeu um comprimido de cortisol uma hora antes da sessão de terapia e a outra metade recebeu um comprimido de placebo. Em seguida, os sujeitos foram expostos duas vezes a situações de medo virtual.

Os cientistas mediram o medo dos pacientes três a cinco dias depois da terapia e um mês depois da última exposição à situação de medo. A análise do medo dos pacientes foi feita através de questionários e sensores colocados na pele.

Após os testes, os pesquisadores descobriram que os participantes que receberam o cortisol junto com a terapia comportamental tinham registrado uma grande redução do medo.

Agora, novos estudos são planejados para investigar o efeito do cortisol em combinação com a psicoterapia para outros transtornos de ansiedade.

 

Fonte: Isaude.ne