Estudo indica um importante papel que a Vitamina A exerce no corpo humano

27-03-2011 21:50

 

 Em um estudo recentemente publicado de mapeamento da estrutura e função dos chamados receptores nucleares "órfãos" TR4,pesquisadores do instituto de pesquisa Van Andel  sugerem que a vitamina A possa desempenhar um papel mais direto do que era anteriormente conhecido em determinadas funções fisiológicas, incluindo a formação das células espermáticas e para o desenvolvimento do sistema nervoso central.

Os cientistas já haviam determinado que os derivados da vitamina A, tais como retinol e os ácidos retinóicos estão envolvidos em funções fisiológicas do corpo humano. Mas tem havido pouca evidência direta para mostrar que a vitamina A, ou retinol, a forma mais comum na dieta da vitamina A e do complexo parenteral do grupo dos retinóides, está diretamente envolvido nas vias de sinalização do receptor nuclear- um processo que ativa os genes no corpo humano.

"Nosso estudo descobriu que a própria vitamina A está ativa para ativar o TR4", disse o Pesquisador Edward Zhou, Ph.D. "Já que o TR4 desempenha funções na produção de células espermáticas, regulação lipídica, no desenvolvimento do sistema nervoso central, e na regulamentação da produção de hemoglobina no embrião, podemos imaginar que a vitamina A pode desempenhar um papel mais importante na fisiologia humana do que era anteriormente acreditava-se ".

O estudo, publicado no Journal of Biological Chemistry, foi nomeado pela revista como um "Livro da Semana.

Receptores nucleares ativam genes em processos biológicos importantes no corpo humano. Receptores nucleares 'Órfãos' são um grupo de receptores nucleares cujos ligantes, ou cuja a substância a que se ligam, ainda não foram identificados, e cuja funções fisiológicas não foram muito bem investigadas.

"Evidências recentes mostram que os receptores nucleares órfãos são necessários para muitas funções essenciais fisiológicas no corpo humano, e podem ser usados para ajudar a descobrir alvos de drogas para doenças humanas", disse Zhou. "Além disso, a identificação de ligantes para os receptores nucleares normalmente leva à descoberta de novos tipos de drogas terapêuticas para doenças humanas. Um exemplo muito bem sucedido é PPARs (peroxisome receptores proliferadores ativados), cujos ligantes são utilizados para o tratamento de diabetes. "

Fonte:Van Andel Institute