Cientistas determinam arquitetura atômica de alta resolução de canais de sódio

14-08-2011 20:17
Cientistas da Universidade de Washington (UW) em Seattle determinaram a arquitetura atômica de um canal de sódio. 
 
 
 

 

A conquista abre novas possibilidades para pesquisadores de medicina molecular em todo o mundo na concepção de melhores drogas para a dor, epilepsia e distúrbios do ritmo cardíaco. 

Canais de sódio são poros nas membranas das células excitáveis ​​- tais como as células nervosas do cérebro ou células cardíacas - que emitem sinais elétricos. Canais de sódio seletivamente abrem-se e fecham-se para permitir a passagem de milhões de minúsculas partículas carregadas através da membrana celular. O fluxo de íons de sódio geram pequenas quantidades de corrente elétrica. 

 

Nunca antes os pesquisadores foram capazes de obter uma estrutura de cristal de alta resolução mostrando todos os átomos dessa molécula de proteína complexa e como eles se relacionam em três dimensões. 

As descobertas foram publicadas na edição de julho avançado 10 online da revista Nature. Os autores são Jian Payandeh, Todd Scheuer, Ning Zheng, e William A. Catterall, todos do Departamento de Farmacologia UW. 

"Os sinais elétricos a partir de canais de sódio voltagem dependentes codificam e processam as informações no cérebro e sistema nervoso, permitem contração cardíaca, e controlam a liberação de insulina pelo pâncreas", disse Catterall, professor de farmacologia em UW. "Canais de sódio são moléculas importantes porque regulam uma grande variedade de atividades fisiológicas." 

 

Fonte:https://www.news-medical.net